8 a 11 de Novembro de 2017
Belém - PA - Brasil


Realização

 

Entre em Contato  
Indique este site para um amigo
Digite seu Nome  
E-mail do Seu Amigo
Público-Alvo
Áreas médicas: Dermatologia, Infectologia, Clínica Médica, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Preventiva e Social.

Áreas não médicas: Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, História da Medicina, Biomedicina dentre outras, além de alunos de Graduação e Pós-Graduação.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros amigos e parceiros da SBH,

Neste último ano da Diretoria SENSIBILIDADE SEMPRE (2015-2017), convidamos a todos que trabalham com a hanseníase a participarem do 14º Congresso Brasileiro de Hansenologia, que terá como tema central: HANSENÍASE: o Brasil precisa falar e agir sobre isso!

Embora os números oficiais demonstrem redução da prevalência da hanseníase no país, artigos recentes têm mostrado que isso se refere a uma diminuição da busca ativa e da escassez de investimento na capacitação de recursos humanos para o diagnóstico precoce da hanseníase do que propriamente consequência de um real controle da endemia e quebra da cadeia de transmissão do bacilo.   

O contínuo e elevado número de casos novos detectados, mais de 30 mil/ano, a heterogeneidade desses índices dentre as regiões do país, o número de crianças menores de 15 anos com a doença e elevados percentuais de grau 2 de incapacidade funcional nos estados de baixa prevalência, além de prevalências alarmantes em regiões ditas não endêmicas há muito, são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil.

Aliada a isso, nossa sociedade parou de falar sobre hanseníase no seu cotidiano, as escolas pararam de abordar o tema com profundidade devida o que tem levado a uma insegurança diagnóstica ou até mesmo ausência de diagnóstico no campo, realidade infame para uma doença que depende quase que exclusivamente da clínica para sua confirmação diagnóstica.

Diante disso, a SBH tem investido pesadamente no alardear sobre os sinais e sintomas da hanseníase na mídia e sociedade, além de estimular ações que promovam a capacitação de profissionais de saúde no reconhecimento do diagnóstico precoce da hanseníase, investimentos esses que têm sido alcançados com a campanha #todoscontraahanseniase nas mídias sociais, empresas, universidades, escolas, etc.

O 14º Congresso da SBH apresentará, discutirá, inovará e debaterá as ações para diagnóstico precoce da hanseníase e para o controle da hanseníase no Brasil. Assim, neste momento de grande dificuldade econômica, a pouca inserção do tema na sociedade civil  e a dificuldade de buscarmos patrocinadores, torna-se essencial a busca de apoiadores para realização deste encontro de profissionais que lidam de corpo e alma com a hanseníase no país.

O congresso acontecerá em Belém do Pará, mantendo o propósito de nossa sociedade de levar o evento para regiões oficialmente hiperendêmicas e deixando seu conhecimento atualizado em hanseníase como importante instrumento de aprimoramento profissional e controle da doença na região.

Contamos com sua presença e valiosa participação.

Saudações,






Home
Comissões
Trabalhos Científicos
Inscrição
Programa Científico
Hospedagem e Transporte
Local
Prova de Título de Especialista
Contato, Expositor / Patrocinador